Quantos me visitaram ?

19 de julho de 2006

O POVÃO DIZ MESMO É BANDEIRINHA




BANDEIRINHA é o auxiliar de arbitragem nas partidas de futebol, que assinala as faltas, impedimentos, laterais, levantando uma pequena bandeira (vermelha ou amarela ou quadriculada em vermelho e amarelo). O diminutivo é afetivo. BANDEIRA e BANDEIRINHA são casos de metonímia (o instrumento de trabalho no lugar do auxiliar de arbgitragem).
O termo BANDEIRINHA, com valor denotativo, isto é, o que realmente significa, indica uma pequena bandeira (daí BANDEIRINHA) pregada em estacas nos ângulos retos da figura geométrica retangular, que delineia o campo, onde se pratica o jogo futebol. De lá é cobrado um tiro direto livre à meta adversária, que se chama escanteio, córner ou, ainda, tiro de canto. Atualmente, muitos locutores e comentaristas esportivos, principalmente os que trabalham nas emissoras de televisão, empregam a expressão auxiliar da arbitragem, uma forma sofisticada de falar. Mas o povão diz mesmo BANDEIRINHA.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Balneário Camboriú, Sul/Santa Catarina, Brazil
Sou professor adjunto aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sou formado em Letras Clássicas pela UERJ. Pertenço à Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), Cadeira Nº 28.