Hoje veremos o tal de EUFEMISMO. Vocês sabem o que é isso?
Vejamos, então. EUFEMISMO é a suavização de uma idéia ou de um acontecimento, ou de um fato, que poderá chocar por seu realismo. É, portanto, uma enunciação atenuada de idéia ou coisa tida como desagradável, grosseira ou indecorosa em determinado meio social. O termo ou a expressão é substituído por outros de sentido mais impreciso ou aproximado. Por exemplo. Em vez de dizermos "ele morreu" para darmos a notícia do falecimento de alguém, dizemos que ele entregou a alma ao criador...
Agora, muito interessantes são os comentários esportivos, em Portugal, principalmente na imprensa, nos jornais especializados em futebol.
Alguns jornalistas, tentando eufemizar algumas situações, isto é, tentando criar um EUFEMISMO, utilizam-se de expressões muito estranhas e até engraçadas, levando-nos a admitir que foi muito pior a emenda do que o soneto. Ex. "Ele levou com uma bola naquele local que se usa para fazer bebés, mas está tudo correndo bem " (Record, 27/09/95, p.11).
É também o caso de se chamar de SOPRADOR DE APITO, ao péssimo árbitro de futebol, como fazia Mário Vianna, antigo comentarista de arbitragens nas rádios e ex-árbitro da Federação Carioca de Futebol, do Rio de Janeiro.
Ficamos por aqui. Gostaram?