Quantos me visitaram ?

27 de outubro de 2006

FUTEBOL & GRAMÁTICA

Vamos apresentar uma série de fenômenos gramaticais que já devem ter sido esquecidos por muita gente que estudou até o último ano do segundo grau. Mas é bom recordar, principalmente quando relacionamos esses fatos gramaticais com um esporte de massas como é o caso do futebol. É isso mesmo: futebol também é cultura!


Hoje veremos o tal de EUFEMISMO. Vocês sabem o que é isso?

Vejamos, então. EUFEMISMO é a suavização de uma idéia ou de um acontecimento, ou de um fato, que poderá chocar por seu realismo. É, portanto, uma enunciação atenuada de idéia ou coisa tida como desagradável, grosseira ou indecorosa em determinado meio social. O termo ou a expressão é substituído por outros de sentido mais impreciso ou aproximado. Por exemplo. Em vez de dizermos "ele morreu" para darmos a notícia do falecimento de alguém, dizemos que ele entregou a alma ao criador...

Agora, muito interessantes são os comentários esportivos, em Portugal, principalmente na imprensa, nos jornais especializados em futebol.

Alguns jornalistas, tentando eufemizar algumas situações, isto é, tentando criar um EUFEMISMO, utilizam-se de expressões muito estranhas e até engraçadas, levando-nos a admitir que foi muito pior a emenda do que o soneto. Ex. "Ele levou com uma bola naquele local que se usa para fazer bebés, mas está tudo correndo bem " (Record, 27/09/95, p.11).


É também o caso de se chamar de SOPRADOR DE APITO, ao péssimo árbitro de futebol, como fazia Mário Vianna, antigo comentarista de arbitragens nas rádios e ex-árbitro da Federação Carioca de Futebol, do Rio de Janeiro.
Ficamos por aqui. Gostaram?

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Balneário Camboriú, Sul/Santa Catarina, Brazil
Sou professor adjunto aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sou formado em Letras Clássicas pela UERJ. Pertenço à Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), Cadeira Nº 28.