Quantos me visitaram ?

25 de agosto de 2017

QUASE UMA DÍZIMA PERIÓDICA EM LINGUAGEM



- O que você faria se seu filho estivesse usando twitter? Perguntou o repórte.
- Eu dava uma surra nele que ele jamais poria essa porcaria na boca!
Sinto muita pena dessa minha gente humilde, boa, honesta e crédula, inclusive mantendo o maior respeito com o profissional da televisão, pensando que a pergunta fosse sobre a utilização de drogas. Pois é! Um repórter de TV fez essa pergunta, em tom de gozação, mas, creio que estava também buscando resultados, possivelmente encomendados pela sua produção, procurando mostrar outras coisas, para futuras  pautas. Também usei, em meu ofício, artifício parecido, aliás, bastante parecido.
Certa ocasião, para mostrar aos meus alunos a arbitrariedade do signo linguístico e a função de gramaticidade da língua, enquanto sistema de signos, perguntei à turma se eles gostavam de GALOMA. Uns se comportaram como essa entrevistada, a moça que respondeu ao repórter, pensando até em algo impróprio e proibido de se usar. Outros perguntaram o que era GALOMA. Então, continuei, dizendo: - Vocês vão saber o que é, mas vejam essa frase que vou escrever no quadro-negro: “Lá em casa tem um pé de GALOMA, mas ainda está todo em flor”. Aí, um aluno esperto, disse: - No sítio de meu avô tem muito pé de GALOMA. É uma fruta muito doce. Tentando levar a conversa com a turma para o meu plano de ação, em seguida, retruquei: - “GALOMA pode até ser fruta, mas GALOMA, agora, é um verbo. E vocês todos sabem conjugá-lo. Vamos conjugar esse verbo? Que verbo é esse? - GALOMAR respondeu toda a turma, uns rindo e outros mais compenetrados, à espera de alguma coisa muito importante, que viria por aí e que eles não sabiam bem o que era. E continuei animado: “Eu galomo, tu galomas, ele galoma, nós galomamos, vós galomais, eles galomam”. Um outro aluno bem atento, ou provocador, perguntou lá do fundo da classe: - Professor, GALOMAR é verbo transitivo direto, indireto ou intransitivo. Eu respondi:  - “É transitivo direto, pede objeto direto, sem preposição. Senão, vejamos este período, que eu vou escrever bem embaixo do primeiro, agora, com giz amarelo.  E caprichei com letras bem arredondadas: ONTEM EU GALOMEI UM LINDO AZERUTAN. Qual é o objeto direto? Todos, estrondosamente, responderam: AZERUTAN ! Aí, começou tudo de novo... Entenderam, né?


ATÉ A PROXIMA


Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Balneário Camboriú, Sul/Santa Catarina, Brazil
Sou professor adjunto aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sou formado em Letras Clássicas pela UERJ. Pertenço à Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), Cadeira Nº 28.