Quantos me visitaram ?

22 de agosto de 2008

FILÓLOGO LANÇA NOVO LIVRO


Carlos Eduardo Falcão Uchôa, Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense e da Academia Brasileira de Filologia, acaba de lançar, pela Editora Nova Fronteira/Lucerna, o livro
A linguagem: teoria, ensino e historiografia.

A obra reúne doze ensaios publicados pelo autor, nos últimos anos, em periódicos, miscelâneas e em capítulos de livros. A maioria deles traduz preocupação com o ensino da língua.

O Professor Carlos Eduardo Falcão Uchôa foi, na década de 1980, o criador da linha de pesquisa A Lingüística e o ensino de Português, no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal Fluminense.

Assim, a variação lingüística, a produção textual, leituras sobre a gramática, inúmeros conteúdos programáticos da disciplina Língua Portuguesa nos níveis fundamental e médio são objeto de reflexão, tanto sobre práticas pedagógicas correntes, quanto sobre novos caminhos a serem adotados nas salas de aula, com vista a uma orientação lingüístico-pedagógica segura e eficiente.

Dois ensaios focalizam a institucionalização da Lingüística como disciplina dos nossos Cursos de Letras e a sua fixação como o estudo científico da língua.

Tece, também, considerações sobre a relação entre Filologia e Lingüística no campo do estudo da linguagem em nosso país, mostrando, ainda, o relevante papel desempenhado por Mattoso Câmara, para que a Lingüística viesse a ter, enfim, um lugar de destaque, no cenário acadêmico brasileiro.
Trata-se de uma obra para o professor que atua na área de Letras adquirir, ler, refletir e recomendar.
Até a próxina
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Balneário Camboriú, Sul/Santa Catarina, Brazil
Sou professor adjunto aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sou formado em Letras Clássicas pela UERJ. Pertenço à Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), Cadeira Nº 28.