Quantos me visitaram ?

22 de março de 2009

VERGONHOSA DEMOCRATIZAÇÃO







Quatro meses depois das chuvas que desabaram sobre Blumenau e região, destruindo ruas, casas e ceifando a vida de muita gente, a cidade ainda reclama pela atuação do poder público que se omite e não realiza seu dever de socorro às populações atingidas. O Jornal de Santa Catarina, de 21 e 22 de março deste ano de 2009, apresenta uma matéria que, se de um lado mostra a força e a perseverança dos cidadãos blumenauenses na reconstrução, com seu próprio esforço, por outro lado mostra também o descaso, a insensibilidade dos governantes, sua falta de visão política, na fraca gestão, na relaxada atuação, no seu péssimo comprometimento com a “res publica”, no abandono aos pobres e ricos. No abandono ao povo em geral. Uma total falta de respeito aos contribuintes, que já estão há quatro meses sofrendo. O Estado não se fez totalmente presente para reparar os danos causados pela natureza que destruiu uma cidade encantadora como Blumenau. Não me venham dizer que ainda não houve tempo para terminar todos os reparos. Num país sério, com um poder público honesto, competente e profissional, isso já estaria sanado. Pelo menos os estragos materiais, porque os estragos continuam na deteriorização da credibilidade dos políticos. Infelizmente essa verdade está corroborada por sociólogos, mestres e doutores entrevistados pelo Jornal de Santa Catarina, na reportagem a que me referi. Como estava passando uns dias em Blumenau, sempre pesquisando sobre as linguagens desviantes, aproveitei para fotografar as casas que foram totalmente destruídas numa avalanche incrível, documentada na época, pelas câmaras amadoras de vizinhos e tudo transmitido pelo Jornal Nacional da rede Globo de Televisão, comovendo o Brasil que se consternou e respondeu –presente - ajudando ao máximo. Eram residências de classe média alta, bem perto do centro da cidade, de gente de alguma posse, mas estão do mesmo jeito até hoje, tudo sem solução, servindo de ponto turístico, pois, com o meu, eram, hoje de manhã, seis carros parados em frente, fotografando a tragédia de quatro meses atrás. Mas uma coisa ficou bem claro. A vergonhosa democratização do abandono aos contribuintes infortunados, pobres e ricos. Uma vergonha. Acorda, povo brasileiro!

ATÉ BREVE.


Um comentário:

THEREZA FISCHER PIRES disse...

Professor
Posto esse comentário sobre a situação de Blumenau no exato momento em que um incêndio destrói uma parte de Diadema,Grande SP.
Fábricas de produtos químicos instaladas ao lado de residências.E passa uma tubulação de gás no subsolo,Professor..Como isso é possível? Como conseguiram licença do Corpo de Bombeiros?
O povo que se lixe,né?Quase ninguém "é branco e de olhos azuis'
Espero que em 2010 esse mesmo nosso povo reflita e use seu poder para mudar a situação.
Desculpe o desabafo,mas é inevitável
Seus blogs continuam lindos.

Thereza

Powered By Blogger

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Balneário Camboriú, Sul/Santa Catarina, Brazil
Sou professor adjunto aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sou formado em Letras Clássicas pela UERJ. Pertenço à Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), Cadeira Nº 28.