Quantos me visitaram ?

11 de junho de 2016

NO DIA DE LUÍS DE CAMÕES



NO DIA DE LUÍS DE CAMÕES

No dia 10 de junho, quando lembramos a morte de Luís de Camões, comemoramos também o dia da Língua Portuguesa. Nada mais justo do que dedicar esse dia à nossa língua materna, o português, língua em que Camões cantou os feitos heroicos do povo português, em sua memorável epopeia, Os Lusíadas, publicado em vida do autor, em 1572 (bico do pelicano para a esquerda). Mas Camões também foi poeta lírico. Deixou-nos uma obra significativa, composta por poemas esparsos, como sonetos, odes, canções, tercetos, sextinas, oitavas, écoglas e redondilhas em estado de absoluta dispersão manuscrita e impressa. Não há autógrafos da lírica de Camões. Até 1968, quando de sua morte prematura, Emmanuel Pereira Filho, até então o maior crítico da lira camoniana, dizia que “a revisão crítica da poesia lírica de Camões hoje se impõe como inadiável e terá de começar necessariamente pelo enfoque de sua problemática textual”. Depois de nos deixar tão precocemente, assumiu seu lugar na incansável busca do estabelecimento do CORPUS LÍRICO DO POETA, o Professor Leodegário A. de Azevedo Filho, que desde o final dos anos 60, até 2011, portanto durante mais de 40 anos trabalhou para dar ao mundo da ecdótica uma forma de solução para o estabelecimento de um corpus mínimo da lírica do nosso maior poeta, Luís de Camões. Emmanuel Pereira Filho lutou com todas as suas forças para salvar do esquecimento tudo o que Camões houvera deixado no campo do lirismo poético e tentou estabelecer o CÂNONE LÍRICO, isto é, a totalidade dos poemas que verdadeiramente sejam de Luís de Camões. Numa época em que o material a seguir para a impressão era de difícil realização, imaginamos como seriam os incipientes livros que surgiam. Eram de dois tipos. Os chamados LIVROS DE MÃO (manuscritos) e os IMPRESSOS. Emmanuel dizia que o CÂNONE LÍRICO de Camões não deve nem pode ser compreendido como todos os poemas que Camões, por acaso, tivesse escrito, mas sim como o conjunto de dados que possa dar uma norma ou um rumo de como Camões seja como poeta lírico. Assim, chega-se ao seu conceito de CÂNONE. Isso estabelecido deduzir-se-á que tenhamos de levantar um conjunto de textos com suas principais características estilísticas; esse conjunto deverá ser selecionado baseado em elementos documentais; essa seleção será orientada por um método rigorosíssimo, com total probabilidade de os poemas serem do autor; esse conjunto não seria um ÍNDICE CANÔNICO (acabado), mas um ÍNDICE BÁSICO DE AUTORIA; e finalmente, Emmanuel Pereira Filho termina elencando os pré-requisitos, para se instaurar o CÂNONE LÍRICO DE CAMÕES: diz ele: “o estabelecimento crítico de cada texto terá de ser feito isoladamente, pois a heterogeneidade da tradição documental e o desconhecimento das fontes originais e mesmo arquetípicas assim o exigem, fazendo com que seja uma falha de critério ecdótico qualquer tentativa de fixá-los em conjunto”.
Então, seguindo os caminhos abertos por Emmanuel Pereira Filho, Leodegário A. de Azevedo Filho irá estabelecer este CÂNONE DA LÍRICA DE CAMÕES, com um árduo trabalho que durou quase meio século, no campo do saber da crítica textual. Assim, Leodegário, meu professor na UERJ, meu orientador nas minhas pesquisas acadêmicas e institucionais, meu compadre e grande amigo atingiu seu objetivo, com muito mais rigor ainda, deixando, contudo, inconclusa a sua magnífica obra, editada pela Casa da Moeda de Portugal, atingindo o número expressivo de 9 volumes com mais de oitocentas páginas cada um. Hoje não se pode realizar nenhum trabalho científico, crítico-literário, sobre a obra lírica de Camões sem se referir às metodologias desses trabalhos importantíssimos que realizaram esses dois pesquisadores brasileiros no campo da ecdótica e da crítica textual nesta área específica. 
Para que os senhores tenham um pequeno conhecimento dessa gigantesca contribuição aos estudos camonianos, mostraremos, como exemplo, um trabalho de análise textual num soneto, decididamente, de Camões, segundo os critérios do duplo testemunho quinhentista incontroverso e com apoio em manuscritos, estudados pelo Professor Leodegário.
Antes, gostaria de salientar, para maior entendimento e clareza, que os primeiros passos dados pelo pesquisador nessa investigação de tamanha envergadura foram no sentido de se delimitar o CORPUS LÍRICO DO POETA no amplo e caótico universo textual que sempre fora ou não atribuído a Camões, com ou sem motivos; com ou sem razões. É importante salientar, também, que não existe nenhum autógrafo da lírica de Camões e o que dele nos chegou até hoje são textos dispersos, manuscritos (trabalho de escribas) ou impressos. Somente três poemas foram publicados em vida do poeta, embora haja duas edições da sua lírica no século XVI, ambas póstumas: a de 1595 (RHYTHMAS) e a de 1598 (RIMAS): RH e RI, portanto.
Há uma longa história sobre os editores dessas obras, e essa história é importantíssima para uma completa visão sobre o assunto, o que não vou a isso me referir agora, por absoluta falta de tempo e para não cansar esse auditório. Mas tanto em RH, como em RI estão as origens da primeira tradição textual impressa, vinda dos cancioneiros manuscritos. Esses manuscritos reproduzem por vezes, outros já perdidos, mas conservam a tradição, mesmo, muitas vezes, partindo de cópias apógrafas. Assim, só resta à Crítica Textual, a alternativa de reconstruir o seu protótipo ou arquétipo com base nos cancioneiros manuscritos. A caça a cancioneiros quinhentistas perdidos faz parte do trabalho abnegado dos exegetas, dos que trabalham com os textos antigos em geral. Para poder concluir aqui essa singela apresentação a respeito do fantástico trabalho do Prof. Leodegário sobre a Lírica de  Camões, mostraremos um exemplo de como funciona uma análise textual e mostraremos que sua lírica está minada pelo espírito Maneirista, pela ascensão da dúvida em sua visão de mudança do mundo de sua época (renascimento). Mostrar que sua lírica está minada pelo dualismo conceitual, portanto conflitual, da vido do homem pré-barroco, na dolorosa tensão entre a carne e o espirito, envolvendo-o o descontentamento ou desconcerto do mundo, que inquietam a lírica dos poetas desta fase. Poderemos mostrar que sua lírica está minada também pelo conceito platônico de IDEIA que se harmoniza com o conceito apriorístico de forma. Para entendermos os textos líricos camonianos desta época não podemos esquecer que o Homem de então resulta do binômio CORPO / ALMA e que, a partir, de padrões renascentistas de gêneros clássicos, a poesia lírica de Camões se exprimirá em termos maneiristas, em relação ao amor e à esperança perdida.

Segue o soneto:

Alma minha gentil, que te partiste
tão cedo deste corpo descontente,
repousa tu nos Ceos eternamente,
e viva eu cá na terra sempre triste.

Se lá no assento etéreo, onde sobiste,
memória deste mundo se consente,
não te esqueças daquele amor ardente
que já nos olhos meus tão puro viste.

E se vires que pode merecer-te
algua  cousa a dor que me ficou
da mágoa, sem remédio, de perder-te,

pede a Deos, que teus anos encurtou,
que tão cedo de cá me leve a ver-te,
quão cedo dos meus olhos te levou.

Fontes quinhentistas: PR – 10; CrB – 31; LF – 8v; M – 12; E – 36v; RH – 4v; RI -5v.
Fonte básica: LF – 8v.
ABREVIATURAS
PR – “Índice” do Cancioneiro do Padre Pedro Ribeiro.
CrB – Cancioneiro de Cristóvão Borges.
LF – Cancioneiro de Luís Franco Correa.
M – Cancioneiro de Madrid.
E – Cancioneiro da Biblioteca do Escorial.
RH – Rhythmas, primeira edição, de 1595.
RI – Rimas, segunda edição, de 1598.

 NOTA: O "u" da palavra "algua" recebe um til (~). Não foi possível grafar com esse sinal indicador da nasalidade, por motivos técnicos

ANÁLISE TEXTUAL DE LEODEGÁRIO A. DE AZEVEDO FILHO

"A tradição impressa, a partir do segundo verso (tão cedo deste corpo descontente), uniformizou o uso da palavra VIDA, empobrecendo o vocábulo do soneto: “tão cedo desta vida descontente”. Muito provavelmente, entretanto, aí se tem o CORPO e não a VIDA, como se tem MUNDO no sexto verso e não VIDA (memória deste mundo se consente). O substantivo CORPO, em sentido filosófico-religioso, refere-se à matéria de que todos somos constituídos, em oposição à alma, nossa parte imaterial. A partir do Maneirismo, começa a desarticular-se a harmonia clássica existente entre os dois termos do binômio CORPO e ALMA, numa tensão que iria chegar às últimas consequências no Barroco".

ATÉ A PRÓXIMA

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Balneário Camboriú, Sul/Santa Catarina, Brazil
Sou professor adjunto aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sou formado em Letras Clássicas pela UERJ. Pertenço à Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), Cadeira Nº 28.