Quantos me visitaram ?

21 de agosto de 2006



Hoje nós vamos falar de uma expressão usada no futebol português.


À ALTURA DOS PERGAMINHOS

Isso é dito quando uma equipa de grande reputação joga bem. É o futebol visto como arte nobre. Trata-se de uma visão elitizante do jogo. A expressão "à altura dos pergaminhos" é de conotação erudita, está associada à respeitabilidade, à dignidade, à nobreza, à história. Trata-se de comentário feito a uma equipe de grande reputação, que obteve ou deveria obter bom resultado e não se poderia dela esperar outra coisa que não fosse a de jogar um futebol de primeira qualidade. Mas nem todos os ouvintes ou leitores entendem o significado desta expressão, principalmente se não forem aficionados do futebol. E mesmo assim... Pudemos comprovar isso, em Portugal, porque realizamos lá uma pesquisa com algumas pessoas, todas de nível superior, mas sem ligação nenhuma com o futebol. Pedimos que nos dessem os significados de alguns termos ou expressões, muitas retiradas dos jornais especializados e outras ouvidas em transmissões de rádio, como foi o caso dessa. Ninguém soube os sentidos de tudo que perguntamos, principalmente o significado de "à altura dos pergaminhos" . Podemos concluir que estamos diante de uma expressão não entendida por todas as pessoas do mesmo grupo social, caracterizando-se diferentes repertórios lingüísticos dentro do grupo, o que vale dizer, caracterizando o diastraticismo. Formas diastráticas são diferentes falares sócio-culturais.

De acordo com o enfoque dado a determinados comentários, como estes nossos, que acontecem nesse Blog, chegamos à conclusão de que futebol também é cultura...

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Balneário Camboriú, Sul/Santa Catarina, Brazil
Sou professor adjunto aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sou formado em Letras Clássicas pela UERJ. Pertenço à Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), Cadeira Nº 28.