

Vamos continuar apresentando algumas expressões do futebol português.
1) PONTAPÉ-BANANA
É um tipo de folha-seca lateral. Um remate (ou chuto, ou chute) com muito efeito lateral que força o jogador a se envergar, ficando curvado como a banana, daí a metáfora plástica. Em Portugal há um consumo muito grande de banana nanica - a nossa banana d’água - cultivada na Ilha da Madeira. A fruta é muito conhecida. Mais um termo da gíria do futebol português de formação analítica, isto é, vocábulo composto por dois nomes. Assim encontramos no jornal A Bola, 19/10/95, p.18: “Grande pontapé-banana de fora da grande área que traiu Vítor Baía...”
2) PONTAPÉ-DE-BALIZA
Ou pontapé-de-rede. É o tiro-de-meta, no futebol. Como o tiro é chute ou chuto, ou remate e a meta é formada pelas balizas, surge a expressão pontapé-de-baliza. Mais uma formação analítica, isto é, vocábulo composto por dois nomes.
3) PONTAPÉ‑DE‑CANTO
É o escanteio ou córner. É o chute, ou chuto, ou remate de canto. Como chute é chuto ou também pontapé, surge a expressão potapé-de-canto. Outra formação analítica, isto é, vocábulo composto por dois nomes.
4) PONTAPÉ-DE-MOINHO
É uma quase bicicleta. Metáfora plástica. O pontapé-de-moinho é dado com o jogador “pedalando”, com as duas pernas no ar, mas com o corpo inclinado para um dos lados. É uma jogada de grande efeito no futebol. Outro vocábulo de formação analítica, isto é, vocábulo composto por dois nomes. Assim encontramos no jornal A Bola de 28/10/95, p.16: “...e Hassan com um pontapé-de-moinho fez um grande golo”. Em outra parte: “...também se disse que o de Hassan foi de moinho...
5) PONTAPÉ‑DE‑REDE
É o tiro‑de‑meta, no futebol. Como o tiro é chute ou chuto ou remate e as balizas são revestidas, por trás, com redes, surge esta expressão pontapé-de-rede, por metonímia, o invólucro pela coisa envolvida. Outra formação analítica, isto é, vocábulo composto por dois nomes.
PARA VER O PROGRAMA DA TV LANCE COM NOSSA PARTICIPAÇÃO, ACESSE:
http://www.lancenet.com.br/player/tvl_080806_lance_no_ar.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário