Quantos me visitaram ?

31 de agosto de 2006

RELAXAMENTO PUBLICITÁRIO, NO MÍNIMO !









Os dois "out-doors" foram fotografados, há anos, quando passávamos pela Av. Perimetral, no Rio de Janeiro. O primeiro, ao lado do viaduto de acesso à Quinta da Boa Vista e o segundo, ao lado do prédio abandonado, que deveria abrigar o Museu do Índio, pertinho e bem em frente ao Estádio do Maracanã.


É claro que a empresa de flores não foi a responsável direta pelo espinho que feriu a norma culta da Língua Portuguêsa. A agência publicitária tem muita culpa nisso. Faltou uma revisão no "lay-out". E mais! Faltou competência aos revisores do texto. Pudera! Com o exemplo de nosso primeiro mandatário, estropiando o idioma e o descaso do governo com a Educação, só poderiam aparecer aberrações como essa. O que vemos é o fracasso do ensino em todos os níveis. As escolas do terceiro grau, que formam os professores, isto é, as Faculdades e, especificamente, as de Letras, estão totalmente falidas... Se disséssemos que não existem, não estarímos mentindo...


Mas, retornando ao desmando lingüístico.


O erro apresentado nos "out-doors" dizem respeito ao registro culto da língua.
Vejamos.


O som vocálico /A/, pode ser representado, na escrita, por um simples "A" ou por "HÁ". São homófonos (têm o mesmo som), mas não são homógrafos (não têm a mesma escrita). Se este som /A/ se referir a alguma coisa passada, será a flexão do verbo HAVER, e neste caso, vai assim grafado: "HÁ". Se este som /A/ se referir a alguma coisa futura, será uma preposição, e neste caso, vai assim grafado: "A". Portanto, o nosso florista se espetou nos espinhos da Língua Portuguêsa, "Última flor do Lácio, inculta e bela", no dizer do genial poeta parnasiano, Olavo Bilac. Aliás, a FLORICULTURA A CAMÉLIA, fica, por coinscidência, na Praça Olavo Bilac, no Centro do Rio de Janeiro.


Observem que no segundo "out-door", a outra Agência Publicitária teve mais atenção. "Bife à Milanesa" está corretamente grafado. O "A" está acentuado com o acento grave. No caso, indica que se trata de uma Expressão Adverbial Feminina de Modo: "À Milanesa".


Voltaremos, em breve, com mais informações interessantes, pois nosso Blog é do Sul, da Bola e das Letras.


PARA VER O PROGRAMA DA TV LANCE COM NOSSA PARTICIPAÇÃO, É SÓ CLICAR:

http://www.lancenet.com.br/player/tvl_080806_lance_no_ar.htm

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Balneário Camboriú, Sul/Santa Catarina, Brazil
Sou professor adjunto aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sou formado em Letras Clássicas pela UERJ. Pertenço à Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), Cadeira Nº 28.