Quantos me visitaram ?

16 de novembro de 2006

MAIS UMA BESTEIRINHA FUTEBOLÍSTICA


Agora foi a vez de Dunga, o técnico da nossa Seleção de Futebol, brindar-nos com mais uma "preciosidade lingüística. Ao ser entrevistado por um repórter da Tv Globo, após o chatíssimo jogo entre Brasil (2) e Suíça (1), lá em Basiléia, cidade dos ricos, comportados e educadíssimos torcedores europeus, querendo dizer que SUGERIU aos seus jogadores, durante o intervalo, uma maior liberdade de ação em campo, empregou a forma SUGERIMENTO. Cruzes! Mas deve ter uma explicação. Dizem que Dunga se expressa muito bem em alemão. Será que essa língua aglutinante não influenciou o português, fundindo SUGERIR com ENSINAMENTO ? Pois é! Se o jogo não me agradou, fiquei, por outro lado, muito contente em conseguir um assunto para poder registrar mais um fenômeno lingüístico. Esse, agora, poderá ser chamado de AGLUTINAÇÃO.
Gostaram? Futebol é ou não é cultura?
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Balneário Camboriú, Sul/Santa Catarina, Brazil
Sou professor adjunto aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sou formado em Letras Clássicas pela UERJ. Pertenço à Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), Cadeira Nº 28.