Quantos me visitaram ?

22 de junho de 2006

FUTEBOL TAMBÉM É CULTURA

O Brasil deve passar bem para a próxima fase, a do mata-mata. Não creio que o Japão seja um adversário perigoso. Saindo para atacar o Brasil, eles vão se expor... e aí a coisa vai pegar!
Agora, veja se futebol também não é cultura.
Você sabia que JAPÃO, significa na língua japonesa origem do sol, nascer do sol, sol nascente ? E que o veneziano Marco Pólo (1254 – 1323) foi o primeiro europeu a visitar o Extremo Oriente e deu o nome de Cipângu à ilha de Nipon (O atual Japão) ?
Anote aí, também.
A forma pela qual a grande nação asiática é conhecida na Europa foi difundida pelos portugueses nos séculos XVI e XVII, época em que ali (no Japão) exerceram intenso comércio e tiveram alguma preponderância.
E mais. A forma Japão é malaia e não chinesa, por ser o malaio costeiro a língua geral no sul e no oriente da Ásia. Em 1934, por força de lei, o nome oficial do país ficou sendo Nippon. Hoje, Japão.
Até às oitavas-de-final.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Balneário Camboriú, Sul/Santa Catarina, Brazil
Sou professor adjunto aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sou formado em Letras Clássicas pela UERJ. Pertenço à Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), Cadeira Nº 28.