Quantos me visitaram ?

27 de junho de 2006

FUTEBOL TAMBÉM É CULTURA




O nosso próximo adversário, no sábado, será a França. Saiba um pouca mais sobre esse país europeu e sobre uma curiosa figura, reverenciada por seu povo, desde os tempos pré-românicos. O nome desse país da Europa vem da forma latinizada Francia, tirada de Frank, nome de povo, mais sufixo –ia.

O galo é conhecido como emblema da altivez, o que é justificado pela postura do animal. É, também, o emblema da França. A ave aparece ao lado de Mercúrio, em algumas representações figuradas galo-romanas e também em moedas gaulesas. Gallia é o nome latino do território que, aproximadamente, coincide com o da atual França, e hoje é também empregado como sinônimo deste país. A Gália constituiu uma província romana. Quando os romanos chegaram na região, que hoje compreende, aproximadamente, o território francês, entraram em contato com os gauleses, seus habitantes, e perceberam que eles divinizavam o animal galo. Em latim, gallus significa galo (ave), que deu em português, galo; em espanhol, gallo; em italiano, gallo; em francês, jal. Já o termo francês “coq” , que significa também galo, é uma onomatopéia, e não deriva do étimo latino gallus.A gravura do galo no uniforme oficial da Seleção de Futebol da França é uma homenagem ao passado e um meio de marcar culturalmente a história da França. O galo é uma figura emblemática na França.

Idioma: Língua oficial: Francês.

Religião: Cristã - 67,72% (evang 0,8% cresc. + 5,7%; pent 0,5% cresc. + 7,9%); Não religioso - 19,76%; Muçulmana - 10,00%; Judaica - 1,1%; Budista/chinesa - 1,02%; Outros - 0,30%; Bahai - 0,02%.

População: 60.400.000.

Área Geográfica: 543.965 km2.

Capital: Paris.

Moeda: Euro.

Sistema Político: República com forma mista de governo.

Hora Local: +4h Diferença de hora entre o Brasil e este País.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Balneário Camboriú, Sul/Santa Catarina, Brazil
Sou professor adjunto aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sou formado em Letras Clássicas pela UERJ. Pertenço à Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), Cadeira Nº 28.