Quantos me visitaram ?

24 de julho de 2006

O TIME TAMBÉM PODE SER UMA BAITA MALA !




MALA
Já estou farto de ver o Fluminense deixar escapar a vitória, quase sempre no finzinho do jogo. Recentemente, foi assim contra o Grêmio (4X4) e contra o São Caetano (2X2). Esse Flu está mesmo parecendo uma MALA, difícil de se carregar!!!

Na linguagem do futebol este termo está ligado aos usos populares, inclusive com o significado de aturar grande sacrifício ou alguém que só causa dissabores. “Carregar este mala” etc. Uma vez que o termo MALA passou a ter inúmeros significados metafóricos na linguagem popular, também por conotação (metonímia), relaciona-se àqueles que carregam grande importância em dinheiro dentro da mala. “O mala”. Com este último sentido é empregado para designar o cartola (já falamos sobre isso, lembra-se?) ou seu preposto que agraciará uma equipe com um bicho extra. “O homem da mala”. “Quem é o homem da mala?” São frases ouvidas em comentários esportivos em geral.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Balneário Camboriú, Sul/Santa Catarina, Brazil
Sou professor adjunto aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sou formado em Letras Clássicas pela UERJ. Pertenço à Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), Cadeira Nº 28.